terça-feira, 29 de maio de 2012

RECOMENDAÇÃO


Um livro que me tocou foi a biografia do Cardeal Vietnamita François Xavier Van Thuan. Meu diretor Espiritual pediu que todos os seus direcionados lessem o livro. Para que nenhum desse a desculpa de não ter tido tempo de compra-lo, ele os presenteou com um exemplar. É um livro recomendado não só para padres, é evidente, mas para qualquer pessoa. Chama-se: “Testemunhas da esperança”, publicado pela Cidade Nova, em 2002. Recomendo vivamente sua leitura para a Quaresma.
Van Thuan ficou preso durante 13 anos, dos quais, 9 em regime de isolamento total. Isso aconteceu logo depois de ter sido nomeado arcebispo de Saigon. Na p. 58 ele descreve o que foi seu deserto de provações e qual sua grande tentação, até ser alimentado pelos anjos, e encontrar a paz. Eis o texto:

Durante minha longa tribulação de nove anos de isolamento, em uma cela sem janelas, às vezes com a luz elétrica ligada muitos dias e noites, às vezes na escuridão, sentia-me sufocado pelo calor e a umidade, a um passo da loucura. Eu era ainda um jovem bispo, com oito anos de experiência pastoral. Não conseguia dormir, atormentava-me a idéia de ter de abandonar a diocese, de abandonar inúmeras obras (...). Experimentava uma espécie de revolta em todo o meu ser.

Uma noite, do profundo de meu coração escuto alguém dizer: “Por que você se atormenta desse modo? Você deve fazer uma distinção entre Deus e as obras de Deus. Tudo aquilo que você fez e deseja continuar fazendo são obras excelentes, obras de Deus, mas não são Deus! Se Deus está querendo que você abandone tudo isso, faça-o imediatamente e tenha confiança nele! Deus fará tudo infinitamente melhor que você. Ele haverá de confiar suas obras a outras pessoas (...). Você escolheu somente a Deus, não as suas obras”.

Esta iluminação interior deu-me uma nova paz, mudou radicalmente meu modo de pensar e ajudou-me a superar momentos quase impossíveis de serem superados fisicamente. Daquele instante em diante, uma nova força preencheu meu coração e me acompanhou por treze anos. Todas as vezes que sentia minha fraqueza humana, renovava essa escolha diante das situações difíceis, e a paz nunca me faltou[1].

Pe. Marcelo Alves dos Reis, SCJ
Taubaté



[1] - VAN THUAN, François Xavier Nguven. Testemunhas da esperança, São Paulo: Cidade Nova, 2002. p. 58.

Um comentário: