terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Loucura da Cruz

Durante a primeira semana do advento deste ano de 2012 (01/12 a 08/12), tivemos a oportunidade de receber em nossa Paróquia Nsa. Candelária a réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude, criada pela Região Episcopal Santana para motivar e animar os jovens e o povo em geral para a fé em Cristo e preparação para a Jornada e Semana Missionária do próximo ano.
2ºProclamation
Durante este período fiquei incumbido de organizar com o Setor Juventude Candelária a acolhida da Réplica em nossa Paróquia (fizemos o 2º Proclamation) e depois um trabalho peculiar: transportar a cruz de comunidade em comunidade, dando assim a oportunidade de que toda a Paróquia tivesse, ao menos num dia, um momento celebrativo e devocional junto à cruz. Desta maneira, dia após dia, fui carregar a Cruz e o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Durante a semana algumas coisas me chamaram a atenção, outras me passavam pela cabeça e muitas graças me foram sendo concedidas.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a incrível devoção do povo. Vivemos hoje um tempo de preocupação de nossos lideres e de nós leigos e leigas engajados, em virtude do esvaziamento das missas e das celebrações, no entanto, nestes dias vi o oposto.  Vi o povo da Candelária celebrar o dia devocional de Nossa Senhora da Candelária (dia 02 de todo mês) com o ardor costumeiro. Vi também uma bonita imagem do povo com as velas na mão formando uma corrente de luzes e orações que chegavam até a cruz.
Cruz na Comunidade SCJ
No dia seguinte a cruz seguiu para a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, lá às senhoras do Apostolado da Oração que aguardavam a chegada da cruz logo iniciaram a reza do Terço e fizeram ao Pé do ícone seu momento devocional, para encerrar o dia foi celebrada a Santa Missa e não por acaso a igreja repleta ouviu o evangelho que falava sobre o soldado que foi à Cristo pedir a cura de seu servo e Cristo, depois de dizer que iria curá-lo, ouve: “Senhor, não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e meu servo será salvo. Pois também tenho soldados sobre minhas ordens e se digo a um ‘vai’ ele vai! Se digo ‘faz’ ele o faz”. É, aquela palavra disse muito, afinal o lema da Jornada Mundial é: Ide e fazei discípulos por todas as nações.
Comunidade NSa.Navegantes
Na terça feira, dia 04, foi a vez da Cruz seguir para a comunidade Nsa. dos Navegantes, capela mãe de nossa paróquia. Lá mais uma cena tocante, ao avistar o carro que transportava a cruz as pessoas que lá aguardavam começaram a entoar o cântico: Vitória (aquele Vitória, Tu reinarás...) e a soar o sino da igreja. Linda imagem!
Comunidade NSa.Carmo
Quarta feira, dia 05, Cruz segue para a Comunidade das Irmãs de São Pedro Claver, Nossa Senhora do Carmo. Lá a cruz é recepcionada pelas irmãs, como sempre, imensamente acolhedoras e simpáticas, à noite a cruz é celebrada na Santa Missa e após o grupo de jovens se reúne e realiza seu momento devocional.
Comunidade NSa. Fátima
Quinta feira, 06, dia da cruz seguir para a comunidade Nsa. de Fátima. Lá ainda enfrentam a dificuldade do espaço para celebrar a missa em virtude do incidente das chuvas de anos anteriores, onde a igreja desmoronou. As missas são celebradas no estacionamento de um mercado que cede o espaço gratuitamente. Tudo é improvisado! As cadeiras são montadas com a ajuda do povo e posicionadas formando uma assembleia; o altar possui rodas para facilitar sua locomoção; a imagem de Nsa. de Fátima surge de dentro de uma salinha carregada por uma das senhoras colaboradoras e posicionada numa pequena mesa; o sistema de som simplório com poucas caixas e microfones; as partículas já consagradas são levadas pelo celebrante, afinal não há sacrário para guarda-las. Alguém sugere que seja fechado mais uma parte da lona lateral para proteger a celebração e os presentes contra uma possível chuva e um vento forte que já se apresentava. Enfim, tudo improvisado, como disse, mas nada disso tira a beleza daquela celebração. É impressionante ver a força de uma comunidade que se une em torno de um ideal, em torno da reconstrução de sua comunidade, de sua casa de oração. Neste dia, mais uma vez, o evangelho foi providencial, era o que falava sobre o “homem sábio que constrói a casa sobre terreno sólido, rocha forte”. É, a cruz tem que ser o alicerce dessa casa, dessa construção e com certeza é do povo dessa comunidade que tanto luta por ela.
Comunidade Instrumento de Deus
De lá a cruz seguiu imediatamente para a comunidade de vida Instrumento de Deus. No final da celebração na comunidade Nsa. Fátima, foi sugerido por um amigo membro da Comunidade ID que a cruz fosse transportada pelos jovens até a comunidade e no caminho fosse recitado o Santo Terço. Me pareceu na hora uma ideia louca e linda ao mesmo tempo, mas infelizmente não aconteceu. A Cruz foi levada de carro até a casa de missão do Instrumento de Deus. Lá, alguns membros estavam concluindo mais um dia de formação e, após tudo organizado, já iniciaram as orações. No dia seguinte, 07, a comunidade preparou uma diversidade de atividades, iniciando suas atividades as 7h00 da manhã. Tudo muito cuidadoso e bem preparado, típico da Comunidade ID. À noite tiveram a santa missa e a presença de amigos e convidados para meditar sobre a Cruz de Cristo.
Paróquia Candelária- Celebração de envio
Por fim, no sábado, 08, a Cruz voltou para a Comunidade Matriz Candelária, onde foi celebrado envio da Cruz para a Paróquia Sagrada Família no Setor Mandaqui. Na celebração não estavam muitos jovens, na realidade estavam apenas os amigos que se dispuseram a animar a celebração, entretanto, ela  foi muito bonita e cheia de significados. A leitura escolhida pelo Pe. Eloi foi a ICor. 1, 18-31, onde Paulo fala sobre a “loucura” da cruz.
“Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.”
Transporte com chuva
Paróquia Sagrada Família
Encerrando essa semana a cruz foi levada para a Paróquia Sagrada Família, um lugar longe de nossa Paróquia Candelária, enfrentamos muita chuva para chegar lá, mas o acolhimento da Paróquia, o acolhimento do Padre e Diácono e, especialmente, o acolhimento dos jovens que lá estavam fez cada pingo da chuva, cada dificuldade enfrentada durante a semana valer a pena.
Agora a cruz segue seu caminho pelas demais Paróquias da Região Santana e a mim fica o aprendizado desta semana: Para muitos a exaltação da Cruz é loucura, assim como participar de uma comunidade, assumir trabalhos na igreja, se desgastar, ter que abrir mão de compromissos em prol de atividades da igreja pode ser loucura, mas para nós Cristãos, para mim Cristão, isso é a loucura da Cruz...a loucura da Vitória de Cristo sobre a morte, para nós, é FORÇA DE DEUS E SABEDORIA DE DEUS. (ICor. 1, 24).
Que a Cruz de Cristo seja símbolo não da morte, não da agonia da crucificação, mas sim da Vitória, da Vitória de Cristo sobre a morte e que seja essa Vitória que carreguemos em nossos peitos como símbolo. Sejamos loucos por isso, porque a nós é dado o direito da loucura de Deus, mas aos que não creem é dado à loucura da incompreensão.
Fiquem com Deus queridos “loucos”.

George Augusto
Coordenador do Setor Juventude Candelária

Nenhum comentário:

Postar um comentário