Grupo de Jovens Servos com Maria



1. Fundamentação
A) Identificação: O Grupo Servos com Maria é um Grupo de pastoral juvenil pertencente ao Setor Juventude da  Paróquia Nossa Senhora da Candelária, Região Episcopal Santana, Arquidiocese de São Paulo.
B) Objetivo: Evangelizar o jovem lavando-o a um encontro pessoal-comunitário com Jesus Cristo e possibilitando o seguimento através do engajamento na comunidade paroquial por meio dos seus apostolados, tendo em vista a sua realização como pessoa humana e o sentido da sua vida.
+ Encontro pessoal-comunitário com Jesus – NOSSA ESPIRITUALIDADE. (DISCIPULADO)
+ Seguimento através do engajamento na comunidade paroquial por meio dos diversos apostolados – NOSSO APOSTOLADO (MISSÃO)
C) Espiritualidade: A Espiritualidade inspiradora, do Grupo Servos com Maria, da qual, constitui-se como fonte e alimento da sua existência é peculiarmente Carismática Pentecostal. Bebe das fontes dos movimentos de Renovação Carismática da Igreja Católica no Brasil e compreende que tais fontes se situam nos seguintes parâmetros:
- Apoiados nas moções do Espírito Santo que se manifesta na comunhão com a Igreja de Jesus, Católica Apostólica Romana, sua presença, no Brasil, na Arquidiocese de São Paulo, região de Santana, Paróquia Nossa Senhora da Candelária. Atentos à nossa realidade social, cultural, histórica e econômica buscando viver o discipulado de Jesus exercitando os dons carismáticos como estilo característico da nossa vida de  comunhão com Deus pessoal-comunitária.
- Nossa Espiritualidade, compreendida somente no discipulado de Jesus Cristo se fundamenta em cinco fontes hierarquicamente postas na seguinte ordem:
1- Sagradas Escrituras: A Bíblia/
2- Tradição Apostólica: O que vêm dos Apóstolos/ primeiras comunidades. 
3- Magistério da Igreja: A autoridade do Papa e dos Bispos expressos nos Documentos e Diretrizes em nível universal e local,  Pároco e Assessores locais.
4- Realidade: Nas experiências da vida. Destacando o cotidiano dos jovens.    
5- Vivência, exercício e cultivo dos “dons carismáticos” em comunidade fraterna: O grupo de oração.
6- Apostolados sociais: Atividades sócio-culturais que estão apoiados na Ação Caritativa da Igreja.
D) O Nome “Servos com Maria”
É a partir do nome que se compreende o fundamento bíblico-teológico do grupo. Ser servo com Maria, não significa somente servo com daquela que foi a mãe de Jesus Cristo. Maria, para nós, remete-se também à figura bíblica do “Povo de Israel”, o povo escolhido por Deus, o povo que foi liberto da escravidão do Egito, a “mulher” (Gn), a “esposa amada de Deus” (Ct. Os.) que pós encarnação do Verbo Eterno é revelada como a Igreja “Novo Povo de Deus”, comunidades de homens e mulheres redimidos por Cristo pela ação do Espírito Santo ao Pai, confiada aos Apóstolos.
Portanto, para os servos com Maria, Maria é símbolo excelente da presença da Igreja porque traz em seu seio a Luz que é Jesus para os homens e mulheres de hoje. Por isso, os jovens servos com Maria, são servos da comunidade paroquial que é a Igreja mais próxima, isto é, a Paróquia N. Senhora da Candelária.
Acolhendo Maria, a Igreja, sentimo-nos como João, o discípulo mais jovem, o discípulo amado. Na cruz Jesus entrega sua Mãe a João, “Filho eis aí a tua mãe”. Em Maria Jesus entrega também a João a responsabilidade de cuidar da sua Igreja, e de recebê-la como mãe. O segundo movimento da cena também faz parte. Da mesma forma, a Maria (Igreja) somos entregue como filhos. Por isso compreendemos que não só acolhemos a pessoa de Maria em si, mas nela encontramos a inspiração do nosso discipulado e apostolado na Igreja.         

Misericórdia: É um Ministério em que o Grupo Servos com Maria exerce, o qual através da ação social uma vez ao mês fornece alimento aos irmãos de rua. Com o objetivo de não somente saciar a fome e sim levá-los a um encontro com Deus através da oração e partilha.
Ministério de dança Magnificat: Ministério pertencente ao Grupo de Jovens Servos com Maria. Tem como objetivo levar o amor de Deus a todos através da dança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário